NOTÍCIAS

Em maio, Cuiabá sediará o XII Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos e o X Seminário Nacional de Perícia em Crimes de Trânsito

Período de inscrições para apresentação de trabalhos já está aberto e vai até o dia 31/03


A capacitação é uma das principais ferramentas de formação profissional e pessoal. Estudar é a única maneira de avançar no conhecimento para fazer sempre o melhor. Pensando nisso, o Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT) assumiu a organização de dois eventos de interesse da categoria, que serão realizados entre os dias 10 e 13 de maio, em Cuiabá: XII Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos, e X Seminário Nacional de Perícia em Crimes de Trânsito.


Interessados em apresentar trabalhos têm até o dia 31/03 para submeter os resumos à Comissão Científica do evento. O envio deve ser feito por meio de uma ficha modelo de resumo de trabalho, disponível no site criado para condensar todas as informações sobre os seminários (clique aqui).


O público de interesse é, além de peritos criminais, também promotores de Justiça, juízes, defensores públicos, delegados, advogados, policiais federais, civis e militares, pesquisadores e acadêmicos de áreas afins, e demais profissionais que atuam na área de acidentes de trânsito e identificação de veículos.


Dentre os objetivos, a organização do evento deseja capacitar, atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da área, incentivar a pesquisa científica da Perícia Criminal, ensejar discussões técnico-científicas entre os participantes, integrar os peritos oficiais do Brasil, fomentar a importância da atuação da Perícia Criminal na promoção da justiça e da cidadania.


“Embora a capacitação profissional não seja exatamente uma das funções do sindicato, nós entendemos que essa é uma demanda da categoria, além de um excelente momento de integração, de troca entre os colegas, onde nós poderemos tratar, também, de questões voltadas para o movimento sindical, como a melhoria das condições de trabalho, salariais, enfim, experiências de negociação, estudos na área, entre outros”, avalia o presidente do Sindpeco/MT, Alisson Trindade.


Os seminários serão realizados, simultaneamente, no Paiaguás Palace Hotel, em Cuiabá. Para fazer sua inscrição ou pesquisar valores (diferenciados até o dia 31/03, de acordo com o tipo de inscrição) e outras informações, (clique aqui). A programação completa e os palestrantes estarão disponíveis em breve, no mesmo endereço da web.



Luana Soutos / Assessora Imprensa Sindpeco/MT

Mais de 15 palestrantes já confirmaram presença no evento dos peritos em maio


Entre os dias 10 e 13 do próximo mês, Mato Grosso receberá peritos de todo o Brasil e de outros países da América Latina para o maior evento de perícia criminal já realizado no estado. O XII Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos, e o X Seminário Nacional de Perícia em Crimes de Trânsito serão realizados simultaneamente no Paiaguás Palace Hotel, em Cuiabá.


A programação prevê uma série de palestras relacionadas a crimes de trânsito (CT) e identificação de veículos (IV), que serão ministradas todos os dias do evento, das 8h às 12h, e das 14h às 18h. Além disso, haverá a recepção dos participantes na abertura oficial do evento, às 19h do dia 10/04.


Confira, abaixo, os nomes dos palestrantes já confirmados, e os temas das palestras:



NOME
ESTADO
TEMA
AREA
ALBERI ESPINDULA
AL
A PERICIA É COMPATIVEL AO MP, A JUSTIÇA OU ÀS PARTES
CT/IV
RANVIER FEITOSA ARAGÃO
CE
CRITERIOLOGIA NA ENFORMAÇÃO DE DOCUMENTOS PERICIAIS
CT
JORN SEIXAS E MARCOS PASSAGLI
MG
A ELETRONICA NA PERICIA DE IDENTIFICAÇÃO VEICULAR
IV
JORN SEIXAS E MARCOS PASSAGLI
MG
COLISÃO EXTRAVAGANTE DE VEÍCULO CONTRA VIADUTO – UM CRIME ANUNCIADO
CT

ESMERALDA MARTHOS E

KELLY CRISTINA TEIXEIRA BRANDÃO

MT
PROJETO VIDA NO TRANSITO CUIABA - MT
IV
RODRIGO KLEUNIBING
RS
ESTRADAS QUE NÃO PERDOAM
CT
CLEBER MULLER
RS
O IMPORTANTE PAPEL DA PERÍCIA NA OPERAÇÃO DESMANCHES NO ESTADO DO RS
IV
OSVALDO NEGRINI NETO
SP
ANÁLISE VIDEOGRÁFICA DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
CT
WILSON TORESAN JUNIOR
RS
PALESTRA: FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA APLICADOS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO
CT
WILSON TORESAN JUNIOR
RS
PALESTRA: VELOCIDADE CRÍTICA DE GUINADA
CT
EMERSON LOPES
MS
QUANDO O TRAVAMENTO DA AGULHA PODE RETRATAR A VELOCIDADE DE COLISÃO.
CT
MARIA CECÍLIA DE SOUZA NÓBREGA
RJ
REVELAÇÃO DE GRAVAÇÕES ALFANUMÉRICAS ADULTERADAS EM PLACAS METÁLICAS
IV
CARLO RALPH DE MUSIS
MT
ANÁLISE PROBABILÍSTICA DE COLISÕES VEICULARES PELO MÉTODO DE MONTE CARLO
CT
GUSTAVO A. ENCISO, GISELA INSAURRALDE
ARGENTINA
SOLUCIONES MEDIANTE ITERACIÓN DE CÁLCULOS EN COLISIONES VEHICULARES CON DOCUMENTACIÓN DE EVIDENCIAS INCOMPLETAS
CT
ANGEL ANTONIO MONTENEGRO
ARGENTINA
LA CIENCIA FISICA APLICADA A LA INVESTIGACION Y RECONSTRUCCION DE ACCIDENTES DE TRANSITO
CT
JORGE MIGUEL
MT
IDENTICAÇÃO ELETRÔNICA
IV
ZILMONDES FERREIRA FEITOSA
TO
ASPECTOS IDENTIFICADORES DIVERSOS DE IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS
IV
JOSÉ ADRIANO DE SÁ ROCHA FILHO
AL
CAUSA DE DANOS EM PNEUS E RODAS
CT
WALDINEY PEDRA GURGEL
PA
ESTIMATIVAS DE VELOCIDADES EM COLISÕES: SCTA1.1, UM SOFTWARE PARA INVESTIGAÇÃO FORENSE
CT
NAGAU MATEUS RAWANO
DF
IMAGEM E ANÁLISE DE DADOS OBTIDOS DE MÓDULOS CONTROLADORES DE AIR BAG
CT
JAIRO DA MATA
RJ
ANÁLISE DA PEÇA SUPORTE DA GRAVAÇÃO DE VIN E AGREGADOS COMO PARÂMETRO PARA IDENTIFICAÇÃO DAS ADULTERAÇÕES
IV
ADRIANO SCHEUER
SP
RECONSTRUÇÃO DE CENAS DE CRIME E ACIDENTES COM O USO DE LASER SCANNER 3D
CT

Além de peritos criminais, promotores de Justiça, juízes, defensores públicos, delegados, advogados, policiais federais, civis e militares, pesquisadores e acadêmicos de áreas afins, e demais profissionais interessados podem realizar a inscrição e obter todas as informações necessárias no site do evento.





Luana Soutos / Assessora Imprensa Sindpeco/MT

Perito da Polícia Científica do Tocantins ministrará palestra sobre identificação veicular em seminário nacional

Expor sobre as diversas possibilidades que o perito oficial poderá utilizar para identificar veículos adulterados por meios não convencionais, será tema de uma palestra que o diretor do Instituto Criminalística do Tocantins, Zilmondes Ferreira Feitosa, irá ministrar no mais importante Seminário de Perícia em identificação de veículos do Brasil, o XII Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos e X Seminário Nacional de Perícia em Crimes de Transito. O evento acontece entre os dias 10 e 14 de Junho, em Cuiabá – MT.


De acordo com Zilmondes Ferreira, o evento é um espaço apropriado para que peritos oficiais apresentem novidades científicas sobre o assunto em debate. “Como atuamos na identificação de veículos adulterados há mais de 25 anos, vou mostrar o trabalho de perícia veicular desenvolvido pela Polícia Cientifica do Tocantins, que está entre os cinco Estados que mais se destacam na apreensão de veículos adulterados”, afirma o diretor.


Para o superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Gilvan Noleto, a participação do perito Zilmondes como palestrante no evento demonstra a expertise da Polícia Científica do Estado na área. “Todos os veículos apreendidos no Estado são submetidos aos exames periciais por duas razões: exigência do código de processo penal e também porque apenas estes profissionais têm experiência e fé pública para identificar sua origem – no caso de veículos clonados e/ou adulterados e nome da vítima/proprietário”, afirma Gilvan.


Durante a palestra serão apresentadas técnicas de identificação veicular através de reagentes físico-químicos e outros mecanismos eletromagnéticos. Além disso, de forma simples, serão demonstradas outras possibilidades que o perito poderá utilizar-se para chegar à numeração original de um veículo.



Yago Modesto


Seminário Nacional De Perícias Em Trânsito E Identificação Veicular Começa Nesta Terça

Começa nesta terça-feira (10.05), em Cuiabá, o XII Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos e o X Seminário Nacional de Perícia em Crimes de Trânsito.


Os eventos ocorrerão simultaneamente no Paiaguás Palace Hotel, com mais de 25 debates que qualificam profissionais da perícia criminal e áreas afins. Participarão peritos criminais de todo o Brasil e de outros países para divulgarem conhecimentos, metodologias e tecnologias da área.


A programação prevê uma série de palestras relacionadas a crimes de trânsito e identificação de veículos, que serão ministradas todos os dias do evento, das 08h às 12h, e das 14h às 18h. Além disso, haverá a recepção dos participantes na abertura oficial do evento, às 19h do dia 10.


Palestrantes de diversas regiões do país, da Argentina e da Ucrânia, ministrarão debates científicos acerca do trabalho pericial a partir do dia 11/05.


Palestras de peritos criminais de Mato Grosso também farão parte da grade de programação. Entre elas, “Cálculo de Velocidade pela Energia de Rotação do Veículo--Lino Leite de Almeida (11.05 - 15h) Análise Probabilística de Colisões Veiculares Pelo Método de Monte Carlo-Carlo Ralph de Musis (12.05 -15h) e Utilização de Peças e Agregados de Veículos Sinistrados, Furtados ou com Impedimento Judicial como Peças de Reposição-Mairo Fábio Camargo (12.05 - 16h20).


Além de peritos criminais, promotores de Justiça, juízes, defensores públicos, delegados, advogados, policiais federais, civis e militares, pesquisadores e acadêmicos de áreas afins, e demais profissionais interessados podem realizar a inscrição e obter todas as informações necessárias no site do evento.


O evento é organizado pelo Sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso e conta com o apoio da Politec. No dia 10, entre 17h e 20h30, os participantes poderão fazer inscrições e o credenciamento. A partir das 19h, participarão da solenidade de abertura. A cerimônia de encerramento dos Seminários terá início às 11h30 do dia 13.05..



Acidentes no trânsito serão tema de seminário em Cuiabá

Em 2014 foram registrados em Cuiabá 69 acidentes de trânsito com 77 vítimas fatais. Em relação às vítimas, 88,2% delas eram homens. Os acidentes costumam acontecer nas quartas feiras (22,4%) e aos sábados (18,4%). 71,4% desses acidentes acontecem nas noites de sábado e quarta-feira (58,8%). O condutor de moto é a maior vítima (38,16%), seguido pelo pedestre (25%) e o condutor de veículos leves (18,4%).


Esses e outros dados serão apresentados pelas técnicas Esmeralda Marthos e Kelly Cristina Brandão, da Coordenação de Vigilância a Doenças e Agravos não Transmissíveis (Gevidant), da Vigilância em Saúde de Cuiabá, no próximo dia 11, durante o Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos e Perícia em Crimes de Trânsito. Os dados fazem parte do Projeto Vida no Trânsito.


Criado pelo Ministério da Saúde, o projeto tem por objetivo, subsidiar os gestores no fortalecimento das políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.


Cuiabá foi habilitada no Projeto em 2013 por meio da assinatura de um Termo de Compromisso. No ano seguinte, o Ministério da Saúde, buscando apoiar os municípios na execução das ações previstas no projeto, instituiu visitas técnicas de apoiadores às capitais pioneiras na iniciativa, entre elas Cuiabá.


"Iniciamos então o processo de integração das informações relacionadas aos acidentes de trânsito dos bancos de dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com os Registros da Secretaria de Segurança Pública. Nosso objetivo foi conhecer os acidentes graves e fatais ocorridos no município", explicou a assistente social Kelly Cristina Brandão.


Outra etapa do processo foi a qualificação dos dados. Para isso, foi nomeada uma Comissão de Coleta, Análise de Dados e Gestão da Informação, dentro do Comitê pela Saúde no Transito, instituída através da Portaria nº 29/2015/SMS e composta por técnicos da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde – Coordenadoria de Vigilância a Doenças, Agravos e Eventos Vitais, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), Secretaria de Estado de Segurança Pública – Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTRAN), Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DELETRAN); Perícia Oficial de Identificação Técnica (POLITEC); Departamento de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


"Como área de intervenção do projeto definimos inicialmente o território que corresponde às vias públicas urbanas de Cuiabá, de competência da SEMOB. No entanto, devido à expansão do perímetro urbano do município, com a ocorrência de muitos acidentes nesses trechos a Comissão ampliou o território de abrangência do projeto para as áreas de expansão do perímetro urbano da capital", explicou a enfermeira Esmeralda Marthos.


Para o levantamento das informações sobre os óbitos por acidentes de trânsito foi realizada uma seleção das Declarações de Óbito (DO) por acidente no banco do Sistema de Mortalidade (SIM) e a conferência dessas informações com os boletins de ocorrência (BO) do Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP).


A seleção dos óbitos do SIM codificados com o CID - V01 – V89.9 (Acidentes de Transporte Terrestre), e dos registros de BO permitiu a construção de uma lista única de vítimas.


Segundo as técnicas, a partir da análise desses acidentes de trânsito fatais, tendo como parâmetro as orientações do Projeto Vida no Trânsito, entendido como modelo múltiplo e integrado de análise, foi possível a identificação de fatores e condutas de risco, fatores que agravaram a severidade do trauma, tipo de vítima e usuários que contribuíram para o acidente.


"Com a identificação dos acidentes fatais e do preenchimento sistemático do instrumento de análise foram estabelecidas algumas diretrizes como: parcerias intersetoriais, rotinas de fluxo de informação, elaboração do plano de trabalho e cronograma de reuniões da Comissão de Coleta, Análise de Dados e Gestão da Informação", explicou Esmeralda.


A ideia, segundo as técnicas, é de que esse conjunto de informações possibilite aos gestores a implementação de ações visando por exemplo, a diminuição do numero de acidentes no transito. "Isso tudo se refletirá na área da Saúde e em outras, diminuindo a violência no transito e a pressão nas unidades de saúde por exemplo", destacou Kelly Cristina.


Fechados os dados de 2014, as tecnicas trabalham agora nos dados de 2015 relacionados a violência no transito.


O XII Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos, e X Seminário Nacional de Perícia em Crimes de Trânsito, acontece em Cuiabá de 10 a 13 de maio, no Paiaguás Palace Hotel. O evento que tem por objetivo capacitar, atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da área, incentivar a pesquisa científica é uma realização do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT).



09/05/2016 - Acidentes no trânsito serão tema de seminário em Cuiabá

08/05/2016 - Seminário Nacional de Perícias em Trânsito e Identificação Veicular começa nesta terça

06/05/2016 - Perito da Polícia Científica do Tocantins ministrará palestra sobre identificação veicular em seminário nacional

12/04/2016 - Mais de 15 palestrantes já confirmaram presença no evento dos peritos em maio

12/04/2016 - Em Maio, Cuiabá Sediará O XII Seminário Nacional De Perícia Em Identificação De Veículos E O X Seminário Nacional De Perícia Em Crimes De Trânsito












MENSAGEM


É com imenso prazer que o Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco-MT) convida a todos os interessados na área e afins para o XII Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos e X Seminário Nacional de Perícia em Crimes de Trânsito, que este ano será em Cuiabá entre os dias 10 e 13 de maio, no Paiaguás Palace Hotel.


Além das discussões profissionais, os participantes terão a oportunidade de conhecer uma das regiões mais ricas do país, que integra a vegetação de três dos principais biomas brasileiros: pantanal, cerrado e floresta amazônica. Os municípios de Chapada dos Guimarães, Nobres, Poconé e Jaciara, que ficam há poucos quilômetros da capital, são roteiros procurados por aqueles que desejam conhecer a paisagem e cultura local. Por concentrar essas belezas.


Com cerca de 903.357,908 km2 de extensão, Mato Grosso é o terceiro maior estado do país (com área urbana de 519,7 km2), dividido entre 141 municípios. A capital está localizada no Centro Geodésico da América Latina, exatamente no meio do caminho entre o Atlântico e o Pacifico. O ponto foi demarcado pelo Marechal Cândido Rondon durante suas expedições no início do século XX (1909), e ainda hoje pode ser visto por aqueles que passam na Praça Moreira Cabral, que fica no centro da cidade.


A população cuiabana é muito conhecida por sua receptividade. As comunidades ribeirinhas mantêm a tradição culinária e é possível saborear deliciosos pratos à beira do Rio Cuiabá, que corta a capital. A dança e a música local têm influências de origem africana, portuguesa, espanhola, indígena – de diversas etnias - e chiquitana. O conjunto de combinações resultou em estilos próprios, conhecidos como rasqueado, siriri, cururu, entre outros. Os principais instrumentos que dão ritmo às músicas e danças são: viola de cocho, ganzá e mocho, muitos deles fabricados por artistas que dedicam suas vidas à cultura da região. Esses são alguns dos motivos pelos quais esperamos recebê-los em nossa cidade, em maio.


FAÇA SUA INSCRIÇÃO

PÚBLICO ALVO


O evento é destinado aos Peritos Criminais, Promotores de Justiças, Juizes, Defensores Públicos, Delegados, Advogados, Policiais Federais, Civis e Militares, Pesquisadores e Acadêmicos de áreas afins e demais profissionais que atuam na área de acidentes de trânsito e identificação de veículo.


FAÇA SUA INSCRIÇÃO