Cuiabá, MT - - 28 de Abril de 2024

Caso Marielle: Sindicato diz que peritos são reféns da Polícia Civil do RJ
25/03/2024 /

O sindicato dos peritos disse ser "refém" de uma estrutura "obscurantista" da Polícia Civil do Rio após a prisão dos suspeitos de mandar matar Marielle Franco. O crime aconteceu em 2018.

O que aconteceu

O SINDPERJ (Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Rio) pede autonomia e a desvinculação da Polícia Civil. Em nota, o sindicato criticou o trabalho da polícia, que "prioriza confissões, provas testemunhais, reconhecimentos sem critério técnico e denúncias anônimas em detrimento da prova pericial".

A associação afirmou que o envolvimento da Polícia Civil e da Divisão de Homicídios no caso Marielle não surpreendem. "É reflexo de um problema estrutural da segurança pública  do estado", diz a nota.

Um dos presos é o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil, que atuou para atrapalhar as investigações, segundo a PF.

Para o sindicato, a vinculação da perícia à Polícia Civil é um atraso. "A autonomia da Perícia Oficial encontra resistência —sem qualquer surpresa —apenas nas entidades representativas dos Delegados de Polícia", defendem.

Apesar de todo esse cenário, com determinação e coragem, os Peritos resistem e lutam pela verdade, mantendo-se firmes em seus princípios éticos e científicos e não permitindo serem cooptados por esse modelo prejudicial.

O primeiro passo essencial para reduzir o atraso do Rio de Janeiro é que a Perícia Oficial seja dirigida exclusivamente por Peritos Oficiais, algo que o Governador pode modificar em apenas um único dia. O segundo passo é que toda e qualquer perícia (tais como as em locais de crime, cadáveres, armas de fogo etc.) só possam ser realizadas por Peritos Oficiais, nunca subordinados ao mesmo Delegado de Polícia responsável pela investigação do crime e que requisitou a perícia. O terceiro passo é cristalizar esses avanços em lei, para que não haja qualquer retrocesso no futuro.

Nota do SINDPERJ

Autor: Noticias UOL