Cuiabá, MT - - 28 de Abril de 2024

Sindicato pede mudança em lotacionagrama e convocação de aprovados em concurso para perito criminal
12/05/2023 / 16:24:00

O vice-presidente do Sindicato dos Peritos Criminais Oficiais (Sindpeco), Márcio Godoy, os peritos criminais Fávio e Vanessa e a assessora jurídica da entidade, Camila Coelho, estiveram reunidos com o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, na manhã desta sexta-feira (12.05) para discutir as principais demandas da categoria.

Dentre as pautas estavam a necessidade de aumentar o lotacionograma, pois a demanda pelos profissionais por peritos criminais é maior do que o previsto em lei, pois há necessidade de chamar aprovados em concurso público para assumir vagas no interior do Estado, porém esbarra no lotacionograma que aponta que o número atual é suficiente.

O atual lotacionograma referente ao 1º trimestre de 2023 tem 276 cargos de peritos criminais criados, 271 ocupados e cinco vagos. Contudo, o vice-presidente do Sindpeco defende que esse número é insuficiente para um estado de Mato Grosso e com as demandas por perícias ambientais, crime contra a pessoa, trânsito, drogas, criminalística, áudio e vídeo, contábil, documental, dentre outros.

Também foi discutido com o secretário projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e atendem as pautas das perícias nos Estado e na esfera federal.

“Essa foi a primeira reunião que tivemos com atual secretário e foi a oportunidade de nos apresentar e apresentar algumas demandas da categoria. Foi uma conversa produtiva e esperamos que o secretário Roveri possa articular a nossa demanda junto ao governador, pois a segurança pública também passa por uma perícia que consegue produzir provas robustas e auxiliar nas investigações”, disse Márcio Godoy.

Autor: Sindpeco