Cuiabá, MT - - 16 de Julho de 2018

Sindpeco
20/05/2010 / 12:00:00

A Associação de Peritos Criminais Oficiais do Estado de Mato Grosso (APECO-MT), composta apenas por Peritos Criminais Oficiais, foi fundada em 08 de setembro de 1994, sendo filiada a Associação Brasileira de Criminalística (ABC). Teve como Presidente, ao longo de sua existência, os seguintes Peritos: . José Roberto Inham (o primeiro Presidente), de outubro de 1994 a maio de 1997; · Arlindo José Bergamim, de maio de 1997 a janeiro de 2001; · Nilson Damião da Silva, janeiro de 2001 a abril de 2002; · Márcio Corrêa Godoy, 2002/2003; Reeleito biênio 2004/2005. . Francisco Morais de Oliveira, de março a julho de 2006. No dia 22 de fevereiro de 2006, ainda na gestão de Márcio Godoy, por decisão tomada em Assembléia Geral, a APECO foi transformada em sindicato, surgindo então, o Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Mato Grosso (SINDPECO/MT). Em 03 de março do mesmo ano, Márcio Godoy pede afastamento para assumir a presidência da Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e passa o cargo ao vice-presidente Francisco Morais de Oliveira, que assume interinamente a presidência do Sindpeco-MT e convoca novas eleições. No dia 26 de julho de 2006, toma posse a primeira diretoria eleita do Sindpeco-MT presidida por Rondon Souza Oliveira. Os Peritos Criminais são profissionais de nível superior completo com formação acadêmica nas diversas áreas do conhecimento técnico-científico, devidamente admitidos por concurso público. Atuam logo após a ocorrência de um delito, quando então são requisitados (pela Autoridade Policial, Poder Judiciário, Ministério Público ou Presidente de Sindicância) para examinar a cena do crime, onde levantam todos os vestígios ali deixados, registrando-os cuidadosamente nas situações em que foram encontrados. Daí passa-se à fase dos exames em laboratórios, quando se vai analisar cada um desses vestígios, interligando-os, de modo a possibilitar a formação do juízo do fato ocorrido, demonstrando com detalhes a maneira como ocorreu e identificando a sua autoria. Em Mato Grosso os Peritos Criminais são lotados nas Coordenadorias de Criminalística de cada região que são vinculadas à Superintendência de Perícia Oficial e Identificação Técnica - POLITEC da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP. Atualmente o quadro de Peritos Criminais é de 86 (oitenta e seis), distribuídos em 5 (cinco) unidades regionais de Criminalística: Cuiabá, Sinop, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças. A sede do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Mato Grosso está localizada na Rua Carlos Chagas, nº 184, Bairro Bosque da Saúde II, CEP: 78.050-210 em Cuiabá-MT, Fone: (65) 3622-1399.

replica handbags Louis Vuitton outlet Louis Vuitton replica Gucci outlet

Autor: Sindpeco

Politec foi deixada de lado, diz Sindicato
Data: 06/06/2017